OXÓSSI

Orixas 07/12/2019 09:15

Dia: Quinta-feira
Data: Corpus Christi (BA), 23 de abril (SP), 20 de janeiro (RJ)
Cor: Azul-Turquesa
Símbolos: Ofá (arco), damatá (flecha), erukeré
Elemento: Terra (florestas e campos cultiváveis)
Pedras: Turquesa, água-marinha
Domínios: Caça, agricultura, alimentação e fartura
Saudação: Òké Aro!!! Arolé!

 

Origem e História:

Oxóssi (Òsóòsi) é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da fartura e da riqueza.

Na história da humanidade, Oxóssi cumpre um papel civilizador importante, pois na condição de caçador representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana, a própria busca incessante do homem por mecanismos que lhe possibilitem se sobressair no espaço da natureza e impor sua marca no mundo desconhecido.

A coleta e a caça são formas primitivas de busca de alimento, são os domínios de Oxóssi, orixá que representa aquilo que há de mais antigo na existência humana: a luta pela sobrevivência. Oxóssi é o orixá da fartura e da alimentação, aquele que aprende a dominar os perigos da mata e vai em busca da caça para alimentar a tribo. Mais do que isso, Oxóssi representa o domínio da cultura (estendendo a flecha como utensílio cultural, visto que adquire significados sociais, mágicos, religiosos) sobre a natureza.

Astúcia, inteligência e cautela são os atributos de Oxóssi, pois, como revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha, portanto, não pode errar a presa, e jamais erra. Oxóssi é o melhor naquilo que faz, está permanentemente em busca da perfeição.

A exemplo de Xangô, Oxóssi é um orixá avesso à morte, porque é expressão da vida. A Oxóssi não importa o quanto se viva, desde que se viva intensamente. O frio de Ikú (a morte) não passa perto de Oxóssi, pois ele não acredita na morte.


Fale com a gente

Peça sua Oração? Mande um e-mail!

Mande um Whats
Jardim Imperial, nº 4433

A Serviço da Caridade

Acompanhe nossas Redes Sociais

Newsletter