Marinheiros - São várias as entidades que compõem a linha do Povo do Mar como os: marinheiros, marujos, corsários, piratas e capitães que são tidos como os mais conhecidos, mas ainda existem os caboclos e caboclas do mar, caiçaras, pescadores, pretos e pretas-velhas do mar, exus marinheiros, sereias e tritões que são os encantados que vivem nas profundezas do mar, navegadores, oficiais, povos ribeirinhos, canoeiros, bucaneiros, escravos, mulheres do cais, cigana da praia entre outros.
É o arquétipo do homem ou mulher litorâneos ou daqueles que sobrevivem do mar e dos rios. Essa falange é muito especial e tremendamente poderosa e merece todo nosso respeito.
A imagem dos marinheiros, muitas vezes, é interpretada erroneamente de uma forma negativa, associando o andar desequilibrado á embriaguez, o que não é verídico, e sim pura falta de conhecimento. O magnetismo dos marinheiros é inteiramente ligado as movimento do mar, as ondas e o balanço do mar sendo assim, quando incorporados causam certo desequilíbrio ao corpo físico dos médiuns, eles utilizam o termo mareado para justificar a forma como se locomovem, andando para frente e para traz.
Também chamado de “Povos do Água” está relacionado a outras Mães das Águas como: Oxum mãe das águas doces, Nanã mãe dos lagos e lagoas, Yansã mas das aguas da chuvas, Oyá-Tempo mãe das aguas do sereno, mais principal regente da linha é nossa Mãe Yemanjá mãe das aguas salgadas.
Os Marinheiros trazem para os terreiros a vibração de grande alegria e simpatia que é característico dessas entidades, que por muitas vezes chegam aos terreiros muito agitados, com seu perfil brincalhão e alegre. Eles chegam os trabalhos cambaleando, essa ginga está relacionado com o balanço do mar, envolvidos nas ondas da energia da rainha das águas salgadas, nossa mãe Yemanjá.
As entidades ligadas as Povo D’agua tem a função de fazer a limpeza de toda a carga acumulada, após algum trabalho mais pesado, levando todas as cargas negativas para as ondas do mar para que sejam diluídas.
Elementos:
- Sincretismo: Nossa senhora dos Navegantes;
- Vela: azul claro e branco;
- Flores: cravo branco, palmas brancas, rosas brancas; as flores brancas em geral, hortênsias;
- Frutas: melancia, melão, pera, pêssego, laranjas, figo, maçãs, uvas verdes, carambolas. Também as frutas de polpa branca em geral;
- Oferendas: moqueca mista, peixe na cerveja e arroz com camarão, dentre outras;
- Bebida: rum, cerveja branca;
- Pedras: água marinha, rochas e pedras no tom azul;
- Dias da semana e data comemorativa: Segunda e sexta-feira; em especial 13 de dezembro;
- Saudação: “Salve marujada”!
- Ponto de força: á beira-mar; beira dos rios;
- Símbolos: búzios, conchas, estrela do mar, entre outras;
- Linha de trabalho: Yemanjá;
- Atributos: as entidades dos Marinheiros na Umbanda vêm para levarem as mar tudo que causa dor, aflição e sofrimento. Os marinheiros atuam na diluição de cargas trevosas, negativas e na cura. Realiza uma potente limpeza no campo magnético, com sua energia equilibradora. Os marinheiros atuam dentro da Umbanda na manipulação de energias, liberando de bloqueios íntimos e dando equilíbrio emocional.
Ponto cantado:
Quem vem do mar pisa na areia
São os guerreiros de Yemanjá mamãe sereia
O mar é brabo quem conhece é pescador
Marinheiro mora nele também é seu protetor
Peça licença quando o mar for entrar
Diga ago bate cabeça Odoia Yemanjá
Oração aos Marinheiros:
“Senhor Deus proteja nossa naus, Deus do universo não nos deixe ficar a deriva em meio esse grande mar que é a vida, Deus sabemos que nossos comandantes têm a guia, mas só tu senhor tem a bússola do nosso destino, guia no para águas tranquilas e conduza-nos as lindo horizonte, que possamos as entardecer lembra Deus que tu nos proteges desse mar, é isso que te imploro e já sou grato pela vitória! Amém”.